Dicas, Fotografos

Nove Dicas de Composição Para Fotografar Como Steve McCurry

Se eu pudesse escolher um grande mestre da fotografia para pedir dicas, sem dúvida seria Steve McCurry. Entre as maiores referencias vivas de fotodocumentarismo, esse fotógrafo é conhecido por poderosas composições, imagens inacreditáveis e sobretudo por capturar a essência das pessoas. Graças ao esforço da Cooperative of Photography, você pode aprender dicas essências de composição baseadas no trabalho de Steve.

Confira as nove dicas de composição segundo Steve McCurry

Regra dos terços

Imagine um jogo da velha no quadro fotográfico para evitar composições centralizadas e aumentar o dinamismo da cena. Coloque os pontos de interesse da sua imagem nas intersecções das linhas imaginárias; os elementos importantes devem estar ao longo das linhas.

thirds

Linhas de Leitura

leadinglines

As linhas naturais podem ser aproveitadas para conduzir o olhar e enfatizar a atenção. Especialmente se você usar grande-angulares ou uma 50mm como McCurry. Coloque o objeto da sua fotografia no lugar de convergência das linhas para concentrar a atenção e conduzir o olhar de quem visualizar a fotografia.

Diagonais:

As linhas diagonais criam movimento no quadro retangular da fotografia. Os ângulos formados por linhas diagonais interagem com as linhas horizontais e verticais que delimitam o quadro e acrescentam dinamismo e movimento às imagens.

diagonals

Quadros Dentro de Quadros

Quadros naturais, como portas e janelas, criam um efeito muito agradável na imagem e melhoram os aspectos da composição. Coloque os objetos da sua fotografia dentro deles para criar quadros dentro de quadros.
framing

Destacar do fundo

Encontre contraste entre o fundo e o primeiro plano para aumentar a atenção na cena. O primeiro plano em destaque gera uma sensação de leveza ao olhar e um efeito “clean” que facilita a compreensão da mensagem.figureground

Preencha o quadro

Aproxime-se do seu objeto! Fazer o sujeito da sua fotografia preencher o quadro confere energia e força às expressões. Você pode fazer isso usando teleobjetivas mas o efeito é ainda mais poderoso com lentes 50mm ou 35mm.

fillframe

Centralize o olho dominante

Coloque o olho dominante no meio da sua imagem. É comum nosso cérebro fazer uma leitura a partir do ponto mais interessante da imagem assim como é comum olhar primeiro para o centro do quadro. Aproveite essas duas características. Ao colocar o olho dominante no centro do quadro você intensifica o poder emocional da composição.

centerdominanteye

Use padrões e repetições

Padrões são esteticamente prazerosos ao olhar (já reparou como a arquitetura aproveita padrões para criar ambientes agradáveis?). Na fotografia, é ainda melhor interromper padrões. Isso cria um ponto de interesse poderoso, especialmente se a cena congelar a ação.
patterns

Simetria

Nossos olhos simplesmente gostam de simetria. Ao longo do tempo nós aprendemos que algo simétrico é bom ao ponto de nosso padrão de beleza ser definido pela simetria entre ambos lados do rosto. Aproveite a simetetria para criar composições equilibradas e belas ao ponto de atrair a atenção.

symmetry

Créditos: Video por COOPH, fotografias por Steve McCurry

Referências: O Novo Manual de Fotografia Hedgecoe, John. Novo Manual de Fotografia, o – Guia Completo Para Todos os Formatos – SENAC.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *