Dicas

9 Filmes Que Todo Fotógrafo Deveria Assistir | 5/20

Hoje vamos facilitar a vida de quem está seguindo nossa série de 20 dias para fotografar melhor. Já falamos muito de composição, ângulo, cores mas é importantíssimo refletir sobre a produção.

Conseguir boas referências é uma das melhores estratégias para entender a composição fotográfica, aumentar a percepção sobre as cenas e desenvolver sua linguagem fotográfica. Além das pinturas e de outros trabalhos fotográficos, o cinema é uma ótima fonte. Reunimos 9 opções de filmes de ficção e documentários para treinar seu olhar enquanto você se diverte:

Janela Indiscreta (1954)

Janela-indiscreta

Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido. Um clássico das aulas de fotografia, o filme é uma metáfora do papel do fotógrafo como “o observador incapaz de alterar os fatos”.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2002)

amelie-poulain_4Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

Tem no NetFlix

Blow-up (1966)

02_blow_up_02 Thomas (David Hemmings) é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane (Vanessa Redgrave) corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato. O filme traz ótimas discussões sobre o realismo fotográfico e o papel da fotografia como documentação do real.

Closer (2004)

CloserAnna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna. Ótima indicação para assistir com seu amor e depois discutir fotografia – as cores modernas do filme também podem ser uma ótima inspiração.

Repórteres de Guerra (2010)

kevin-carter-vulture-reporteres-de-guerra

Quatro jovens jornalistas acompanham os agitados últimos dias de apartheid e a primeira eleição verdadeiramente democrática realizada na África do Sul. Miséria, violência e desigualdade mudam para sempre a vida do grupo. Esse filme retrata a trágica história de Kevin Carter – responsável pela famosa foto do urubu à espreita da criança. Além de mostrar como os fotógrafos de guerra lidam com o stress e a pressão do front. Tem no Netflix.

A Pele (2006)

fur

Diane Arbus (Nicole Kidman) é considerada por muitos como sendo um dos melhores fotógrafos do século XX. Ao longo de sua carreira Diane voltou sua atenção para o bizarro, o inusitado e o diferente em suas fotos. Um de seus trabalhos foi com Lionel Sweeney (Robert Downey Jr.), que era portador de tricotomia, uma disfunção caracterizada pelo excesso de pêlos em todo o corpo. Além da inspiradora história de Diane, as cores e a iluminação desse filme vão cativar seu olhar.

Annie Leibovitz “Life Through A Lens” (2008)

A célebre fotógrafa das estrelas, Annie Leibovitz – uma das dez maiores fotógrafas na opinião desse blogueiro – por meio dos olhos de alguns de seus temas bem conhecidos, tais como: Whoopi Goldberg, Kirsten Dunst, Kiera Knightly, Mick Jagger e muito mais.

National Geographic – Search for the Afghan Girl

National-Geographic’s-The-Photographers

Talvez um dos documentários mais incríveis para quem gosta de fotodocumentarismo, retratos e guerra. Esse filme mostra a história por trás da famosa foto de Steve McCurry e narra a busca pela refugiada 20 anos depois.

Henri Cartier-Bresson: The Impassioned Eye

Poderia dispensar legenda simplesmente pelo título. Cartier-Bresson foi o mais célebre fotógrafo, conhecido como o Olhar do Século e responsável pela forma como vemos a fotografia hoje. Esse filme é requisito básico para qualquer fotógrafo que queira dominar a composição fotográfica.

Sans Soleil

Chris Marker foi um dos mais célebres fotógrafos/escritores/cineastas de todos os tempos. A forma de enxergar a fotografia é um dos diferenciais desse artista francês. Isso fica muito evidente nesse filme de ficção misturado com documentário dirigido por Chris. Nota: Ainda não o assisti, esse título foi indicação de um dos jornalistas que mais entendem de fotografia/cinema que conheço.

Gostou da lista? Compartilhe e chame uns amigos para uma sessão. Discutir sobre os filmes é uma ótima forma de ampliar suas referências.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *