Dicas, Fotografos, inspiração

Um Almanaque de Mulheres Notáveis

Para o ano de 2016 o Calendário Pirelli conhecido por tradicionalmente mostrar celebridades e modelos em fotos sensuais renovou seu formato.

O 43º calendário da empresa, apresentado dia 30 de novembro em Londres, traz um ensaio de estúdio simples e sensível assinado pela papisa dos retratos Annie Leibovitz. Este é um trabalho de mulheres notáveis, na frente e atrás da câmera.

O conceito aqui está baseado na biografia de mulheres que são destaque na sociedade.  Elas são ícones exitosos pelas suas virtudes e conquistas profissionais, sociais, culturais, desportivas e artísticas. Essas figuras estão destacadas por seus feitos e não por influência do apelo sexual que geram. A media de idade das mulheres fotografadas é de 50 anos e foi a própria fotógrafa foi quem escolheu as protagonistas de cada mês.

Annie, que também assina o Calendário Pirelli do ano 2000, nos oferece aqui um tom totalmente diferente do trabalho anterior. Neste ensaio somente a tenista Serena Williams e a atriz Amy Schumer posam o corpo nu em frente aos fundos cinzas de Leibovitz.

Podemos esquecer aquele estilo “calendário de borracharia”, nada de nu provocante ou sensual. Não há poses atrevidas, nem locações paradisíacas. Como afirma a chamada do The NYT, talvez sejam sinais de uma mudança cultural. Tomara!

 

Yao Chen, atriz e primeira chinesa Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado da ONU para Refugiados aparece na capa. Natalia Vodianova, top model russa e fundadora da instituição de caridade Naked Heart Russia posa com sua filha e protagonizam o mês de janeiro. Fevereiro traz Kathleen Kennedy produtora e presidente da Lucasfilm, um dos mais importantes estúdios de Hollywood.

A mecenas e presidenta emérita do Museu de Artes Moderna de Nova York Agnes Gund posa com a neta Sadie Rain Hope-Gund, para o mês de março. E Serena Williams, a tenista número um do mundo, ilustra o mês de abril.

No mês de maio, o calendário apresenta a escritora e formadora de opinião Fran Lebowitz. E, Mellody Hobson, a presidenta da Ariel Investments aparece no mês de junho.

Para julho, Annie fotografou a cineasta Ava DuVernay. E para agosto, Tavi Gevinson, a fundadora da revista online Rookie.


Shirin Neshat, artista visual iraniana, ilustra o mês de setembro.

Yoko Ono a atriz, música e artista aparece no mês de outubro.

Novembro leva a imagem da cantora Patti Smith, uma das estrelas do rock mais importantes de todos os tempos.  E para fechar o ano com bom humor, posa a atriz e comediante Amy Schumer, nua tirando onda de quem não entendeu essa piada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *