cameras fotográficas profissionais, Dicas

Câmeras com android

Celulares que estão sempre nos bolsos e ainda podem fotografar e compartilhar as fotos de qualquer lugar são os maiores concorrentes das câmeras compactas. Mas e se as máquinas fotográficas tivessem essa mesma capacidade e ainda por cima produzissem imagens melhores? É exatamente isso que as câmeras com aplicativos fazem. Mais do que entrar na internet, as novas câmeras fotográficas vêm com um sistema operacional baseados em Android ou Sony-Apps que permitem aumentar as funções básicas da câmera, exatamente como você faz com seu smartphone.

Assim como as smartcameras anteriores, esses modelos podem acessar internet e permitem conectividade com smartphones e computadores. A inovação das câmeras com Android ou Sony-Apps é implementar os recursos comuns com aplicações. Nos modelos baseados em Android, basta acessar o Google Play e escolher entre os diversos aplicativos de edição ou compartilhamento, são centenas de opções entre gratuitos e pagos. Como o Android é um sistema operacional aberto, qualquer um pode criar novos aplicativos e disponibiliza-los ao público. Isso aumenta consideravelmente as possibilidades de ir além de apenas “tirar fotos”.

Já nas câmeras Sony, o usuário fica restrito aos aplicativos produzidos pela empresa e disponíveis no Site Oficial (playmemoriescameraapps.com). Por enquanto, são poucas as opções para download e os mais úteis são pagos, como os aplicativos para criar animações ou o de reduzir ruído com múltiplas fotos.

E por quê comprar?

Se você tem um smartphone deve ser perguntar porque comprar uma câmera fotográfica com aplicativos, certo? Apesar de evoluir ao longo do tempo e as câmeras de celular ainda não se comparam a qualidade de imagem dos últimos lançamentos das gigantes da fotografia. A Nikon abriu caminho com a Coolpix S800c, a primeira smartcamera com Android. Essa poderosa compacta tem 16MP, lentes com 10x zoom, faz 8 fotos por segundo e filma em FullHD; além da conectividade típica das smartcameras.

A Samsung também inovou com a EK-GC100 que possui lentes com  21x zoom, 16MP e filma em fullHD. O destaque desse modelo é a tela de 4.5’ e a versão 4.1 do Android com uma série de possibilidades de edição embutidos; A Samsung EK CG100 tem modo manual e ‘smart modes’ que permitem fotografar com efeitos profissionais em apenas um clique.

Se você prefere câmeras com lentes intercambeáveis, a Sony NEX-5R e a NEX-6 são as opções. Assim como os modelos concorrentes, elas tem wifi e permitem instalação de aplicativos. Com vantagem pelos botões exclusivos para controlar as principais funções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *