cameras fotográficas profissionais

Review Canon 60D

Considerada a “Super Rebel”, essa câmera faz jus ao apelido. A Canon 60D é um das primeiras opções para quem está saindo do nível amador e até mesmo para profissionais que gostam de equipamentos leves.

Um dos equipamentos mais completos da Canon, a Rebel EOS 60D traz o design dos modelos profissionais – similar a famosa EOS Mark II – com a vantagem de ser mais leve e menor do que as Rebels tradicionais. Particularmente, esse modelo acompanhou meus cliques por muito tempo em trabalhos de jornalismo, documentários audiovisuais e eventos sociais, como weddings, aniversários, e reuniões.

Apesar do nome sugestivo, a Canon 60D não é sucessora da 50D. Na verdade, ela é uma versão competitiva da 7D mas com destaques próprios, como visor articulado, formatos de vídeo diversificados, variação de cores que podem ser aplicados nos modos de cena e até visualizados no Live View – a visualização ao vivo de cena.

Com um sensor de 18MP, a EOS 60D é uma ótima opção entre as câmeras cropadas (ou seja, com sensor APS-C). O processador DIGIC 4 capta uma grande gama de cores, alcança sensibilidade ISO de 6400 e permite 5.3 quadros por segundo no disparo contínuo. O modo de vídeo gera arquivos FULL HD em 1080p e permite controle manual de exposição e áudio.

Prós e contras da Canon EOS 60D

 Prós

Qualidade de imagem (nitidez e contraste) excelente mesmo com ISO elevado;

Boa performance em condições de baixa luminosidade;

Ergonômica;

Interface customizada;

Conversor de Raw para JPEG embutido;

Filtros criativos embutidos;

Visor articulado ideal para vídeo;

Atalho “Q-Menu” que permite acesso rápido para as principais funções da câmera;

Boa qualidade de vídeo em 1080/720p e controle de exposição;

Saída para microfone externo (p2);

Vida útil da bateria inigualável (se comparado a outras DSLRs).

Contras

Modo de foco automático consideravelmente lento no Live View;

Balanço de branco alaranjado em luz artificial;

Tendência de subexpor as imagens em condições contrastadas;

Corpo plástico não tão resistente quanto o metálico.

Canon 60D vs Canon 7D

Com menos ruído em ISO elevado, melhor qualidade de cor, flash com conexão Wi-Fi, função HDR, saída para microfone, maior resolução na tela e maior densidade de pixels, a Canon 6D traz destaques mais modernos do que a 7D. O corpo robusto, a maior quantidade de pontos de foco (19) acompanhado de um poderoso motor de autofoco e um modo de disparo contínuo de 8 quadros por segundo conferem à 7D maior velocidade, durabilidade e podem ser um boa escolha para quem precisa de uma câmera mais robusta. Mas o fator preço faz a Canon 60D ser a melhor opção, visto que os poucos benefício da 7D não justificam seu valor.

Canon 60D vs Canon 70D

Quando se fala em aprimoramento no mercado Canon, fala-se automaticamente em Canon 70D. Sucessora da 60D, essa câmera une as melhores funções do mundo DSLR, como o autofoco da 7D, o visor articulado da T5i e o Wifi embutido da 6D. Apesar de potente, a 60D não se compara a inovação de sua sucessora.

Canon 60D vs Canon T3I

Considerada um versão melhorada (e bem melhorada) da T3i, a Canon 60D é sem dúvida uma melhor opção para quem vai fotografar e filmar profissionalmente. Um amador avançado pode optar pela T3i, que tem um custo menos elevado e mantém ótima qualidade de imagem – mas nesse caso, a sugestão é a T5i que vem substituindo a T3i no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *