Dicas, inspiração

5 Dicas Essenciais Para Fotografar Pessoas Sorrindo

casal-bonito-1941Se existe algo que deixa uma foto fantástica, é o sorriso. Alegria, felicidade, surpresa, esperança, amor… Poderia seguir este texto inteiro falando da quantidade de coisas que um sorriso pode representar. Capturar um sorriso no momento decisivo é a meta de muitos fotógrafos, mas nesse caso é mais fácil falar a respeito do que fazer. Criei um roteiro simples de coisas que você pode fazer para conseguir um sorriso espontâneo sem dificuldades. Preparado? Então, como diria o Coringa, “vamos por um sorriso nesse rosto…”

Jamais Diga “Agora Sorria”

Antes de tudo, faça um juramento solene de nunca mais dizer a frase “Agora sorria”. Você tem uma câmera que parece uma canhão apontado para a cara da pessoa que certamente está em uma pose pouco usual em um ambiente público. Ou seja, o sorriso que ela vai produzir vai ser muitas coisas menos espontâneo. O seu trabalho é fazê-la sorrir, então assuma essa responsabilidade. Encontre meios para gerar sorrisos, pode ser uma piada, uma brincadeira entre o casal, uma história que aconteceu com você, essencialmente qualquer coisa que leve à ação de sorrir. Mas jamais peça um sorriso.

Carlos-Henrique-e-Laís-IMG_1099

Equilibre A Emoção Com A Beleza Da Imagem

Tenha em mente uma coisa: a curva da ação. Toda ação começa, atinge um ápice e cai – exatamente como aquelas parábolas que a gente estudava nas aulas de matemática. O sorriso é uma ação e se comporta da mesma maneira. Se você entender essa dinâmica, já vai ser o suficiente para capturar boas imagens de pessoas sorrindo.

Um sorriso começa um pouco hesitante, esse é o ponto inicial da curva. Até que o sujeito se entrega e dá aquela risada gigantesca. Esse é o ápice da curva e uma foto nessa hora pode ser intensa – algumas vezes até demais. Depois a curva da ação começa a cair, nessa hora a mágica acontece. Algumas pessoas ficam ótimas com grandes sorrisos, outras não. Mas todo mundo fica incrível com aquela sorrisinho final. Aproveite esse momento.portrair

Encontre Momento Decisivo

Capture a emoção no maior instante de beleza das pessoas. Esse é o momento decisivo que você está buscando. Tente fotografar durante toda a curva da ação. Assim você consegue ter uma boa ideia de como o rosto das pessoas muda durante um sorriso. Continue praticando até que você consiga prever o momento mais fotogênico dos sorrisos – e gerar imagens com emoção e beleza. Praticar é a base de qualquer bom fotógrafo.

business portrait

Pare De Olhar Para O Visor

Tenha paciência ao fotografar sorrisos. Acima de tudo, mantenha a calma e espere. Você pode conseguir cenas muito mais interessante e bonitas ao fotografar a curva da ação inteira. Pare de ficar olhando o visor para conferir se as fotos estão boas. Mantenha a atenção nas pessoas, isso é que garante boas fotografias. Lembre-se que fotografar é uma relação entre fotógrafo e fotografado. Manter a atenção fortalece esse vínculo. Confie em você, mantenha o foco no momento e você conseguirá imagens especiais. Boa sorte!Andriolli-e-Jessika-IMG_0661

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *