Dicas

Como Recuperar fotos Excluídas do Cartão de Memória?

Um lapso e … você formata o cartão de memória e sem querer apaga todas suas fotos. Ou de repente, deleta sem intenção um lote de fotos muito importante. E agora, existe uma maneira de voltar atrás? Sim!

E quem poderá me ajudar?

 

http://40.media.tumblr.com/tumblr_m09y7pVHFR1r9uwqao1_1280.jpg
imagem de Phillip Stearns

 

Para reconquistar essas imagens aqui vai a receita. Recuperá-las é simples. Mas, vamos por passos.

Você vai precisar de um pouco só de paciência e: um leitor para cartões de memória, um computador, um software adequado.

1º passo: Não arquive mais nada no cartão de memória do qual as fotos foram deletadas. Ou seja, não faça mais nenhuma foto utilizando este cartão. E remova-o imediatamente da câmera.

2º passo:  Instale o software. Escolha e Instale a suíte de recuperação adequada. Vale lembrar que existem muitas outras opções de software no mercado e que alguns fabricantes dos cartões de memória disponibilizam seus próprios mecanismos de recuperação de dados, como é o caso da SanDisk ou Lexar.

Esse tutorial vai  falar da suíte de recuperação Recuva para usuários Windows e, PhotoRec para os que utilizam Mac.

Seguem os links abaixo. Eu utilizei as duas e me serviram muito bem.

PhotoRec
PhotoRec for Mac
recuva
Recuva for Windows

 

 

 

 

 

 

Aqui dividiremos os públicos, para quem vai utilizar o Recuva, o 3º passo está logo mais abaixo.

PhotoRec

O PhotoRec parece complicado porque assusta com seu layout de linha de comando em vez de gráfico, mas é somente impressão. O aplicativo é muito simples de ser usado.

3º passo: Insira o cartão no leitor e inicie o aplicativo PhotoRec. Digite sua senha, caso seja solicitado, para que o programa pode ter acesso a todas as unidades. Para selecionar a unidade onde estão as fotos que deseja recuperar, ou seja, o seu cartão de memória, você deve utilizar as teclas de seta para marcar a opção correta em Select a Media. E então, pressione Enter. Pode ser que o diretório não esteja nomeado como você espera, por isso verifique o tamanho da memória do cartão para ter uma indicação de qual unidade correta para selecionar. Marcada a opção Proceed, pressione Enter.

Selecione a Unidade em que deseja fazer sua busca
Selecione a Unidade em que deseja fazer sua busca

4º passo: Escolha a opção de Partition FAT16 / 32, a fim de verificar a estrutura de diretórios buscando o que foi arquivado por sua câmera. Selecione Search e pressione Enter para continuar avançar para o próximo menu. Marque a opção Other (FAT / NTFS/HFS+ …) e pressione Enter.

PhotoRec_src

PhotoRec_filesystem

5º passo: O PhotoRec vai lhe perguntar em que espaço os arquivos devem ser buscados. Se você suspeita que o cartão de memória está danificado, marque a opção Whole. Para o caso de buscar somente os arquivos excluídos, marque a opcão Free. Pressione Enter outra vez. Agora selecione onde o aplicativo deve salvar a fotos recuperadas. Utilize a tecla C para comfirmar e inicie o processo.

PhotoRec_free

PhotoRec_dst

No PhotoRec, você pode escolher os tipos de arquivo que quer recuperar no comando FileOpts do menu principal. Alguns formatos de RAW se encontram também em extensões .tiff, por isso, para buscar arquivos RAW, assegure-se de esta opção está selecionada.

PhotoRec_running

6º passo: Execute o processo e confira, na pasta que você selecionou para gravar as imagens, se correu tudo bem.

 Recuva

O aplicativo é muito fácil de utilizar e também versátil. Nosso tutorial está direcionado para as fotos, mas o aplicativo Recuva também lhe dá a opção de fazer rastreamento de muitos outros tipos de arquivos.

3º passo: Inicie o programa e escolha o tipo de arquivo que você quer tentar recuperar e clique em Avançar.

Recuva também pode encontrar muitos outros tipos de arquivo.

4º passo: Insira no seu leitor o cartão que vamos recuperar. Na tela Localização de arquivo você deve selecionar o diretório raiz no qual o aplicativo fará a busca, ou seja, seu cartão de memória. Na opção Em um local específico, clicando em Navegar, vamos escolher o diretório do nosso cartão de memória e clicar em Avançar.

R

Se o seu cartão foi formatado, vale lembrar: as imagens são arquivadas pela câmera em uma pasta que pode receber o nome DCIM ou o nome do fabricante da câmera ou seu modelo.

Caso você queira fazer uma triagem mais profunda, porém mais demorada, o Recuva oferece a opção Ativar Verificação Profunda que torna sua busca mais detalhada ainda que leve mais tempo para se concluir.

5º passo: As bolinhas coloridas sinalizam a “saúde” dos seus arquivos. A vermelha significa que se trata de um arquivo difícil de recuperar, a laranja sinaliza um médio e a verde, um arquivo de fácil recuperação.

Se você escolheu por buscar somente imagens no 3º passo, o Recuva vai lhe mostrar somente formatos de arquivo standard, como JPEG. Caso esteja buscando por arquivos RAW e não estão aparecendo aí, há uma coisa a mais que se pode fazer.

Na tela do Recuva, no canto superior direito clique em Mudar para modo avançado, o aplicativo vai lhe mostrar que tipos de arquivo está buscando. Você deve marcar a opção de arquivo formato RAW. Dependendo da marca da câmera, esses arquivos podem estar nomeados como: .CR2, . NEF ou .arw. Em caso de dúvidas, consulte o manual da sua câmera.

Selecione os arquivos que deseja e em seguida onde quer que eles sejam gravados. Depois clique em Recuperar esperar que a mágica aconteça.

Lembre-se de não selecionar o mesmo diretório onde estão os arquivos apagados ou danificados.

RECUVA04

6º passo: Depois de executar o processo e confira, na pasta que você selecionou para gravar as imagens, se correu tudo bem.

Não foi tão difícil, han?! Espero que essas dicas tenham ajudado você a reconquistar seus arquivos.

Caso não, existem outras opções de aplicativos, incluso pagos, assim como soluções profissionais de recuperação de dados.

Um forte abraço e Boa sorte!

 

Fonte: cnet.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *