Dicas, inspiração

Escolha uma cor: 3 maneiras de usar cores na fotografia | Dia 4/20

PEGUE-UMA-COR-curso-de-fotografia-4321 Escolha uma cor, qualquer uma

Escolha uma cor e passe o dia todo fotografando a partir dela. Se quiser ir além, crie um portfólio inteiro ao redor dessa cor; se tiver com mais tempo, escolha várias cores. O princípio é criar composições com uma cor predominante.

Se você escolher azul, considere assuntos que está cor esteja em evidência – como por exemplo, fotografias com água ou céu. Encontre paredes com diferentes tons de azul ou espere surgir um céu de brigadeiro, etc.

Ou por exemplo, se você como eu gosta do amarelo, vá em busca de girassóis; fotografe assuntos com luz direta do sol, preencha o quadro com a luz dourada do fim de tarde. Você pode intensificar ainda mais os efeitos de cores na pós-produção. Os famosos filtros do instagram podem fazer um bom trabalho se bem aplicados mas eu sugiro o split tonal do Lightroom (nos próximos dias vou falar desse programa também).

A teoria da cor é assunto básico para qualquer artista, mas na fotografia a gente acaba dando menos atenção a esse tipo de estudo. O cinema usa as cores de uma maneira muito mais elaborada do que você imagina e se você quiser saber mais, pode conferir o tumblr Movies in colors.
Para facilitar sua vida, reuni três maneiras criativas de usar cores na composição:

Cores Brilhantes

pegue-uma-cor-curso-de-fotografia-4314
brilhantes-verdes-e-amarelo  Cores ousadas são ótimas para atrair atenção à sua cena. Use duas cores fortes para causar ainda mais impacto visual à sua cena. A melhor forma de encontrar combinações brilhantes é pular uma tom inteiro na roda de cores – como a clássica combinação que nós brasileiros adoramos.

 

 

Cores Harmonicas

PEGUE-UMA-COR-curso-de-fotografia-4327

combinação amarelo-laranjaOpte por cores vizinhas na roda das cores para uma combinação suave que não se intromete na sua composição. Você pode usar até mesmo cores puras, com um amarelo ao lado de um laranjado, desde que elas não sejam brilhantes. Aproveite dias nublados, as sombras diminuem e até eliminam os conflitos de cores.

 

Cores Monocromáticas

matizes
Combine cores da mesma família para criar composições monocromáticas. Faça  as matizes de uma mesma cor dominarem o quadro para criar um efeito tranquilo, seguro e de bom gosto. Com composições e enquadramentos mais cuidadosos é fácil conseguir esse efeito.

 

 

Da para fazer postagens por 20 dias só sobre cores, mas por enquanto essas dicas já estão mais que suficientes para melhorar sua fotografia! Posta os resultados na nossa página ou em um link nos comentários desse post.
Se foi útil pra você, ajude a gente. Compartilhe!

Se você perdeu, dê uma olhada nos dias anteriores:
20 Dias para Fotografar Melhor
Dia 2 – Mude Seu Ângulo
Dia 3 – 7 Dicas de Composição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *