Fotógrafos Famosos Brasileiros

Para melhorar os nossos parâmetros de qualidade e pensar outras alternativas de expressão, uma ferramenta útil é analisar a maneira de fazer dos outros, o que pode ser o ponto inicial para aflorar o processo criativo e fazer pensar na qualidade das nossas fotos.

Como quem aprende precisa de um mestre, fiz uma (primeira) lista de mestres fotógrafos brasileiros que são fonte de inspiração e referência pra mim.

Sebastião Salgado

Um dos fotógrafos mais famosos e importantes ainda vivos, o mineiro Sebastião Salgado já trabalhou para a Agencia Magnum e tem mais de dez obras publicadas. Sua obra tem documentado transformações sociais e climáticas ao redor do mundo A lista de premiações é ampla e o mestre dispensa mais presentações verbais.

http://3.bp.blogspot.com/-V9RQkVfBkqQ/UlWVLxqgX9I/AAAAAAAACm4/ugBnT4ibibY/s1600/Fotografia_Comprometida-Sebasti%C3%A3o-Salgado+(3).jpg

Sebastião Salgado 2

Sebastião Salgado 3

Araquém de Alcântara

Nessa lista o fotógrafo florianopolitano não pode faltar. Araquém de Alcântara é um dos precursores da fotografia de natureza e um dos mais importantes fotógrafos atuantes no país. Seu trabalho é documental e voltado para o registro da natureza brasileira e das nações indígenas. As imagens de Araquém tão ricas em detalhes já lhe garantiram 32 prêmios nacionais e 3 internacionais.



 Geraldo de Barros

O pintor e fotógrafo brasileiro pertenceu ao movimento concretista, foi um dos primeiros no país a se aventurar na produção experimental, na fotografia abstrata. Seu trabalho é fortemente marcado pela sempre presença as questões sociais e urbanas.


Chico Albuquerque

Iniciou sua carreira fotografando publicidade. O cearense Chico Albuquerque é um importante ícone brasileiro responsável por grande parte do desenvolvimento tecnológico da fotografia no país. Graças a ele foi importado o primeiro equipamento de flash eletrônico. Renovou a visão estética da fotografia brasileira e era um grande retratista.


http://s3.amazonaws.com/blogkekanto/20140814-131834-a3be85d925444521a7587edb84b3262b.jpg

German Lorca

O fotógrafo paulista deu início ao seu trabalho registrando a cidade de São Paulo, principalmente os locais que remontam a história da cidade, com fotos livres e que ressaltam um tom de estranhamento e poético. Depois disso, passou por um processo de modernização que o fez verter seu trabalho para a publicidade.

https://i0.wp.com/ffw.com.br/noticias/files/2012/04/German-Lorca-Dem%C3%B4nios-e-o-padre-1956-foto-Romulo-Fialdini.jpg

http://imgms.viajeaqui.abril.com.br/95/foto-galeria-materia-620-po.jpeg?1337202472

Gervásio Baptista

O fotógrafo baiano se fez conhecido por seu amplo trabalho com o fotojornalismo e foi o responsável pelo registro de alguns dos eventos mais importantes da história mundial e brasileira. Dentre os episódios registrados estão o enterro de Getúlio Vargas, episódios marcantes da ditadura militar e a fotografia oficial de Tancredo Neves. Mas selecionei outros cliques geniais aqui:

Gervásio Baptista

Walter Firmo

Premiado fotógrafo carioca Walter Firmo é o mestre brasileiro que selecionei pra fechar a lista. Um gênio no trato das cores e retrata nos detalhes das suas fotografias belezas da cultura brasileira. Autodidata, o fotógrafo se fez famoso por integrar a equipe inaugural da revista Realidade. Na década de 80 foi diretor do Instituto Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte).

Walter-Firmo-Enio-Leite

Buscar referencias é muito importante no desenvolvimento do olhar fotográfico. A pratica conduz o desenvolvimento da identidade visual em cada um, o olhar específico de cada fotógrafo. Estar sempre pesquisando e, claro, praticando transformam a sua percepção fotográfica do mundo.

Continue estudando e praticando.

 Compartilhe também conosco os fotógrafos que te inspiram!