cameras fotográficas profissionais

Qual a melhor câmera compacta?

Vai comprar uma câmera nova e surgiu a dúvida: qual a melhor? Entre as centenas de opções de câmeras compactas, é difícil dizer qual se destaca. Por isso, o Avalee.me vai te ajudar a escolher entre os principais modelos das seis maiores marcas de compctas. Escolhemos entre as que mais se aproximam das profissionais.

Um dos principais recursos das câmeras avaliadas é fotografar em formato bruto (raw). Esse formato mantém mais informações de luz o que garante maior qualidade. Outro ponto foi o controle manual de exposição, que permite ao usuário determinar os principais recursos de controle de luz.

O último critério foi a abertura máxima das lentes. Câmeras compactas tem sensores de captação de luz pequenos, logo, a quantidade e luz captada pelo sensor é limitada em comparação com as profissionais. Com lentes mais abertas, essa diferença na captção de luz diminui. Além disso, lentes abertas permitem diminuir a profundidade de campo (que também sofre interferência dos sensores pequenos).

As seis melhores câmeras

Canon Powershot G15: esse é o menor e mais claro modelo da série PowerShot G produzido pela Canon, mas ainda é o maior do grupo. Apesar disso, essa câmera cabe confortavelmente na mão e a maioria dos botões de controle estão na ponta dos dedos. Possui poderosas lentes 28-140mm.

Panasonic Lumix DMC-LX7: é a mais clara e mais aberta câmera entre as sete. Possui podedoras lentes Leica com f/1.4 e seu modo wide tem 24mm. Muito indicada para paisagens. Deixa a desejar na distância focal máxima que só chega a 90mm.

Fujifilm XF1: a mais estilosa das câmeras selecionadas e com um sensor aproximadamente 30% maior. Tem lentes zoom 25-100mm, bastante versáteis. Deixa a desejar no modo telephoto, porque o acime de 70mm o diafragma sai de f/1.8 para f/4.9.

Nikon Coolpix P7700: essa câmera possui a maior quantidade de botões de controle entre todas, incluindo modos de exposição, tipos de disparo e compensação de exposição. Mas tem a abertura mais lenta do grupo (f/2). Ganha pontos pelo maior zoom, 28-200mm.

Samsung EX2F: câmera indicada para quem gosta de fotografar natureza por conta das sua lente 24mm no modo wide, apesar de atingir apenas 80mm em modo tele. Ganha destaque pelos recursos de edição embutidos.

Sony cyber-shot DSC-X100: esse é o modelo com o maior sensor entre as sete, o que permite maior controle sobre a profundidade de campo e ganha mais destaque pelas lentes 28-100mm. Seu problema é a distância focal mínima (5cm) e a abertura que cai de f/1.8 para f/4.9 em modo tele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *