Dicas, Edição, inspiração, instagram

Mude a Perspectiva |Fotografe melhor em 20 dias| Dia #2/20

Segundo dia da série de posts que vai te ajudar a se tornar um fotógrafo melhor em 20 dias.
A dica de hoje é:

Mude a perspectiva/ângulo

Ri-ta #OficinaLAmour #Black&White #RJ #portrait #Braziliangram #Tatendo

Uma foto publicada por Everson Tavares (@eversontavares) em

Quer exemplos? Assista um filme sobre fotografia ou um documentário sobre algum mestre e observe como grandes fotógrafos sempre fotografam a mesma cena de vários ângulos. A equipe da Airpano levou isso bem a sério – mas você não precisa ir tão longe. Mas como a ideia é ser prático, aqui vão 5 ideias para você praticar a mudança de ângulos:

Sentado

Encontre-outros-ângulos-curso-de-fotografia-2059 Sentar ou ficar de joelhos muda sua perspectiva na hora. Para fotografar crianças essa regra é quase sagrada mas funciona bem para pets e árvores também! No famoso ângulo de contra-mergulho, você pode aumentar o tamanho real do que você está fotografando – e deixa-lo mais imponente. Na altura do olhar dos pequenos, você pode capturar cenas muito mais poéticas – especialmente se fotografar entre coisas como fiz com as flores e o Niko.

Suba em lugares altos

belem-sol-1827
Subir em lugares altos garante ângulos fantásticos, especialmente para pôr do sol

Essa dica requer um pouco mais de pré-produção ou de suas habilidades de escalada. Eu sempre subo em alguma coisa durante um ensaio – árvores, bancos, pedras, etc. Mas para fotografar cidades e paisagens é necessário mais planejamento, você pode tentar Prédios com elevadores panorâmicos ou simplesmente agendar com o sindico – apesar de dar trabalho, você vai conseguir um ângulo único.

Coloque sua câmera acima da cabeça

Nos meus tempos de fotojornalismo essa técnica era minha melhor amiga. Se você é um fotógrafo baixinho como eu, fotografar acima da cabeça te ajuda a capturar cenas interessantes quando está no meio de uma multidão. Além disso, é uma maneira rápida de trocar o ângulo durante um ensaio. Minha dica é simples: use uma abertura acima de f/2, faça o foco normalmente; depois coloque no manual para não perder o foco, levante a câmera o mais alto que puder e click! Demora um tempo para encontrar a inclinação certa da câmera mas depois fica intuitivo.

Deite-se

pray-9704 Deite mas não relaxe. Fotografar deitado permite um ângulo totalmente inusitado. As linhas da imagem ficam muito mais atraentes e você pode criar composições mais poderosas. Fique de olho na sua exposição se estiver incluindo o céu na sua cena.

Use reflexos

 

Reflexos podem ser boas maneiras de criar perspectivas atraentes. Todo mundo sempre lembra das incríveis cenas de paisagens com espelho d’água mas você pode ser mais audacioso: na cidade, procure poças de água, vidros de prédios e retrovisores. Sempre que possível, tente manter o reflexo intacto para ampliar o efeito – se tiver que cortar alguma coisa, corte a imagem real.

Agora é sua vez!

Contribuição da leitora Isabele da costa - https://www.facebook.com/isabeledcosta?fref=ufi
Contribuição da leitora Isabele da costa – https://www.facebook.com/isabeledcosta?fref=ufi

A ideia dessa série é ser prático. Então câmera em punho, fotografe em perspectivas incomuns para você e poste o resultado aqui nos comentários.

 

Breno Foto – 2/20 Pra o desafio proposto pelo amigo Pyro – 20 dias, uma foto por dia.

Uma foto publicada por Eliel (@elielfj) em

Depois de fazer suas fotos, aprenda sobre composições fotográficas no terceiro dia da nossa série.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *