cameras fotográficas profissionais, Dicas

O que é lomografia

A lomografia é um movimento fotográfico que teve início a partir da utilização das câmeras Lomo, um tipo de máquina fotográfica analógica desenvolvida na Rússia e que garante imagens com alta sensibilidade e com forte presença de cores vibrantes e bem saturadas, mesmo sem o uso do flash.

Assim, tem-se um processo de recepção de luz contínua por meio de sistema automático de exposição que pode durar até 30 segundos.

Trata-se de um movimento que tem por objetivo a captura de imagens despretensiosas e que retratem o olhar do fotógrafo sem muita preocupação com o enquadramento ou o tipo de captura, mas sim o ato de fotografar livremente e tudo aquilo que lhe desperta curiosidade e interesse.

Modelos de câmeras lomo

A ideia parte da utilização da câmera Lomo LC-A desenvolvida na Rússia, a partir da inspiração em outro modelo, a Cosina SX2, fabricada na China. Assim, as câmeras utilizadas para a lomografia tem por base o tipo de fotografia analógica.

No entanto, o aprimoramento de tecnologias em câmeras digitais, possibilita os mesmos resultados com a utilização desse tipo de instrumento. Além disso, o mercado ainda disponibiliza várias marcas e modelos de câmeras analógicas para esse tipo de captura.

Diana

Diana F+

As câmeras Diana se apresentam numa grande variedade de cores e modelos para atender as necessidades dos fotógrafos que procuram equipamentos vintage e que tenham desenvolvimento tecnológico para garantir efeitos de imagens em grandes e médios formatos, aproximando o fotógrafo dos princípios da lomografia.

La Sardina

La Sardina

Trata-se de um modelo de câmera analógica com uso de filme de 35mm grande-angular que tem design relacionado com uma simplória lata de sardinha. Tem por base de desenvolvimento a facilidade do uso e o máximo em criatividade e agilidade para a captura com dois modos de foco, além de outras funcionalidades para proporcionar ao lomógrafo o maior desempenho e beleza em suas imagens.

Fisheye

Lomografia Fisheye

É um modelo de câmera analógica voltado para a praticidade das imagens que podem ser capturadas até mesmo embaixo d’água. Tem o flash embutido e usa filme de 35 mm, viabilizando capturas de longa exposição e opções de configurações para suas fotos. Além disso, traz um estilo de lente em 170º, com imagens arredondadas, caracterizando o termo “olho de peixe”.

Exemplos de lomografias

Selecionei alguns exemplos de fotos para vocês entenderem um pouco como funciona este conceito e também para se inspirarem! Confiram:

Miguel Gómez Gonzalo
JRARCE
Billy Oh
Boudewijn Berends
Philippe Leroyer

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *