Conceitos

O que é regra dos terços

Na fotografia existe uma série de fatores que podem ser auxiliares muito potentes para que você consiga capturar imagens com alta qualidade e garanta o melhor enquadramento para os elementos que compõe a sua foto.

Assim, com o crescimento dos amantes por fotografia e a facilidade que se tem atualmente para ter acesso a câmeras com altas resoluções, funcionalidades muito aprimoradas e preços muito mais dentro da realidade de custo do brasileiro é importante se valer desse tipo de técnica para aprimorar seus conhecimentos e garantir as melhores imagens para seu objeto.

Como funciona a regra dos terços

A regra dos terços tem por objetivo facilitar o enquadramento do fotógrafo, ao passo em que lhe dá linhas de intersecções que ampliam a capacidade de enquadrar os elementos que compõe a imagem, com a possibilidade de retratar a imagem de uma forma mais fidedigna e que se aproxime da imagem real percebida pelo olhar do profissional em fotografia.

Dessa forma, de acordo com a regra dos terços, para compor um enquadramento mais técnico e profissional, deve-se traçar quatro linhas na tela, de modo a dividi-la em 9 partes iguais.

A partir dai, o fotógrafo poderá controlar os objetos de sua imagem, guiando seu posicionamento para entre as principais intersecções formadas pelo encontro das linhas. Sendo assim, percebemos que os objetos principais a serem capturados e demonstrados na imagem são deslocados do centro para as laterais, de modo a lhe conferir um enquadramento mais rico e uma imagem muito melhor enquadrada.

Proporção áurea

A proporção áurea trata-se do que chamamos de número divino e é um cálculo que consegue chegar a construção de um número que está presente e relacionado com uma série de fenômenos naturais que pela harmonia que possibilita nas imagens e construções acabou sendo utilizada para compor constante de beleza em obras de arte, fotografias e projetos de arquitetura.

Assim, na fotografia trata-se de deslocar os terços para o centro, fazendo com que o retângulo central ganhe as medidas de 10×15 e assim, ao enquadrar os objetos em suas intersecções chega-se a uma imagem muito mais harmoniosa.

Regra dos terços em retratos

Nos retratos individuais a aplicação da regra dos terços deve compreender que os olhos são o ponto principal e que dão maior beleza para a imagem. Assim, é importante deslocar a imagem para conferir que um dos olhos esteja alinhado na intersecção dos terços, enquanto que nas imagens de enquadramento aberto mostrando perfil é importante levar o rosto para um dos cantos, rente à linha guia.

Regra dos terços no cinema

Para o cinema a regra também pode ser aplicada tornando as imagens menos focadas e em planos mais abertos, atentando com o posicionamento dos olhos e dos elementos de destaque da cena posicionados em um dos cantos e entre as linhas que formar os terços.

Regra dos terços na arte

Nas pinturas a regra dos terços pode ser empregada assim como na fotografia, com o objetivo de deixar os principais elementos na intersecção das linhas, ressaltando-os.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *